Início > Cultura, Notícias > ALCÂNTARAS PARTICIPA DA II CONFERÊNCIA ESTADUAL DE CULTURA EM FORTALEZA

ALCÂNTARAS PARTICIPA DA II CONFERÊNCIA ESTADUAL DE CULTURA EM FORTALEZA

O município de Alcântaras estava muito bem representado na II Conferência Estadual de Cultura que ocorreu nos dias 08, 09 e 10 de dezembro no Centro Espiritual Uirapuru (CEU) na cidade de Fortaleza onde estavam representantes de quase todos os municípios do Estado tanto da Sociedade Civil quanto do Poder Público.

De Alcântaras estavam os representantes escolhidos na Conferência Municipal que eram o Secretário Municipal de Cultura Miguel Marcelo Facundo de Melo (Poder Público), e os senhores Waldemar Caetano Freire e Francisco Freire Caetano Filho representantes da Sociedade Civil de Alcântaras.

O evento foi iniciado no Centro Cultural Dragão do Mar com a participação do Secretário de Cultura do Estado do Ceará o Professor Francisco Auto Filho que falou sobre a importância do Federalismo Cultural, seguido de um show cultural com o Quinteto de Cordas de Maranguape e a apresentação da Cantora Kátia Freitas, Cristiano Pinho e do Maracatu Az de Ouro.

No segundo dia foi aprovado o Regimento Interno da Conferência e uma palestra com o Sr. Bernardo Machado (Coordenador da Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura) seguido da divisão dos grupos em cinco eixos temáticos. No intervalo houve a apresentação do grupo Vozes de Cera. Pela tarde tivemos ainda nos grupos, a apresentação do coral da AFABEC tendo como regente Rogério Jales e o grupo Dramas de Beberibe. À noite a programação cultural contou com a apresentação do Circo Escola Canoa(Aracati), grupo Vocal DIZ Bocados tendo como regente Davi Silvino e o musical Bossa Evernova de Aracati.

No último dia as propostas foram a plenária onde tivemos debates calorosos e aguerridos para a votação e aprovação das propostas e escolha dos delegados para a Conferência Nacional.

Vale destacar a inscrição do delegado de Alcântaras Waldemar Caetano que concorreu á delegado nacional que só não conseguiu vencer pela pouca representatividade numérica de Alcântaras, como também os intensos debates promovidos pelos três delegados de Alcântaras que tornaram a conferência bastante participativa e democrática.

Muitos assuntos foram debatidos dentre os quais a falta da institucionalização do Sistema Nacional de Cultura que, aprovado, dará condições as Secretarias Municipais de Cultura dos municípios de desenvolver projetos na área de cultura.

Ao final do evento o Secretário Auto Filho deu diversos encaminhamentos para os municípios interessados e se colocou a disposição dos mesmos.

Anúncios
Categorias:Cultura, Notícias
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: