Início > Notícias > MUNICÍPIOS MOSTRAM INTERESSE EM RECEBER O SELO MUNICÍPIO VERDE 2009

MUNICÍPIOS MOSTRAM INTERESSE EM RECEBER O SELO MUNICÍPIO VERDE 2009

Foi um Sucesso o VI Seminário Regional de Divulgação, Sensibilização e Mobilização do Programa Selo Município Verde acontecido sexta-feira (15/05) no Município de Alcântaras.

Este Seminário que tem como principal objetivo divulgar o Selo Município Verde, que é um projeto pioneiro no País que visa reconhecer e certificar os municípios que se destacarem em ações de desenvolvimento ambiental, foi uma realização do Governo do Estado do Ceará, por meio do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente – CONPAM, e organizado pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Alcântaras – COMDEMA. Foram facilitadoras deste evento a Sra. Ana Gorete (CONPAM) e Ana Feitosa (IBAMA).

Estiveram representados os municípios de Coreaú, Massapê, Sobral, Senador Sá, Santana do Acaráu, Moraújo e Meruoca, além de Alcântaras. Vale ainda ressaltar a presença da Fundação de Saúde e Integração Social – Fundação CIS, através de seu Presidente Benedito Lourenço.

RESUMO DA HISTÓRIA AMBIENTAL DE ALCÂNTARAS

O município de Alcântaras-ce criado em 1957 instalado em 1959, distante 255 km da capital Fortaleza, localizado na vertente oeste no solo rochoso da Serra da Meruoca, com uma população de aproximadamente 10.500 hab. Povo simples de cultura antrópica. Vivem basicamente do cultivo tradicional de milho, feijão e mamona, com o preparo da terra com foice fogo e enxadas, sendo que alguns pequenos proprietários se preocuparam em deixar pequenas matas em propriedades para retirada de lenha e material para suas casas de taipa, razão pela qual ainda se encontra remanescente de matas nativas.

No dia 11 de julho de 2007, o município deu um importante passo na área ambiental; incentivado pelo programa Selo Município Verde do Governo do Estado, criou o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA), Conselho este que embora tenha tido poucos ações, seu único Gestor sempre se preocupou em manter o município inserido nos programas do governo, seja concorrendo à certificação do Selo Verde ou participando de todas as conferencias (regional, estadual e federal) além de outros encontros.

Fez parceria com municípios vizinhos chegando a receber cerca de 400 mudas de plantas dos municípios de Sobral e Forquilha. Fez parceria com a fundação CIS de Coreaú, e hoje o município faz parte do Projeto dos Micros Corredores Ecológicos da Bacia do Coreaú que vai de Alcântaras a Ubajara e acompanha com projeto demonstrativo de convivência com o semi-árido nas comunidades dos sítios são Bento/Belém.

Entre outras ações o conselho registrou, denunciou atuou e conseguiu diminuir um pequeno percentual de crimes ambientais. Chegou a distribuir em 2008 cerca de 5.000 mudas de árvores frutíferas nativas e arbóreas. Arborizou praças avenidas mas não se livrou da ação dos marginais que continuamente ousam em destruir as plantas.

Para 2009, estamos em fase de implantação do plano de gerenciamento de resíduos sólidos urbanos (PGRSU) com o plano de consórcio dos aterros sanitários com 15 municípios da região.

Fizemos o Diálogo Municipal do Pacto das Águas e a Pactuação, participamos do Diálogo em Camocim.

Estamos com um Projeto em análise no Fundo dos Direitos Difusos do Ministério da Justiça e se formos aprovados, passaremos a ser Autarquia ou Gerência Municipal de Meio Ambiente; podendo concorrer no ano com grandes chances de certificação ao programa Selo Município Verde do Governo do Estado.

Anúncios
Categorias:Notícias
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: